LABORATÓRIO PÉLVICO

espaço seguro. território de descolonização . ação consciente . mergulho pra dentro. biopsicoemoção. revolução pelas ancas. futuro e ancestral. terra e água . fogo. vibração . pé no chão. saúde. biopsicossociologia. criatividade. dançar sua sexualidade. integração. energia vital. energia criativa. criação.

MANIFESTO - PROVOCAÇÃO

Pelve, Pélvis, Quadril, Ancas, Bacia, Bunda.

É sabido que o corpo é um território colonizado. pelo capitalismo. pelo patriarcado. pelo poder. pela moral.

É também sabido que somos ANIMAIS e que a região do quadril armazena enorme força, energia e PODER; o Poder da CRIAÇÃO.

Todos os seres humanos são dotados de cinco sentidos externos, manifestos por intermédio dos órgãos dos sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Estes sentidos também vibram internamente, razão pela qual o desenvolvimento e a transcendência dos sentidos externo. vinculam-nos a nossos sentidos internos. Os externos, além de nos mostrarem as capacidades infinitas de que dispomos, ajudam-nos a abrir uma porta mais profunda para estados internos superiores.

Segundo um dos princípios básicos do TANTRA, o corpo é a chave que abre ou fechaa porta. Cabe a nós escolher o que queremos fazer com esta chave.

Segundo Luiz Rufino, “a descolonização deve emergir não somente como um mero conceito, mas também como uma prática permanente de transformação social na vida comum, como um ato revolucionário.” Ainda segundo Rufino, "a descolonização demanda corpos políticos que possam insurgir, se rebelar e confrontar as opressões mantidas na arquitetura do projeto da modernidade. Pede-se corpo em movimento: seja uma criança que brinca, um punhado de caroços de dendê, uma floresta que se mantém de pé, a cabeçada de um capoeira, as aprendizagens de inúmeras línguas ou as perguntas que desconcertem, confrontem, questionem e narrem outras histórias." (Vence-demanda, 2021, p. 66)

É a rebeldia através do sentir, do brincar, do mergulhar para dentro e fechar os olhos para este tão cheio, excessivo e voraz vazio: mundo globalizado, exaurido de suas próprias exigências.

É a rebeldia da anca solta.

Da requebra,

do remelexo,

da sensualidade,

da sexualidade,

do poder de criação,

do poder MATRICIAL.

O Laboratório Pélvico é um encontro. Um convite para mergulhar em seu sentir através do corpo. Um convite para se reconectar. Um convite para se lembrar que o maior poder mora em você. Que sua energia criativa e criadora, única, singular, original, pode ser acessada e revelada por você. Eu te convido a se conhecer em sua pura forma: ENERGIA, FLUXO, CANAL CRIATIVO, EXPRESSIVO. Isso tudo que somos.

Mente, corpo, espírito. Inteligências interligadas. Éter, fogo, água, terra, ar.

Sendo assim, é nessa perspectiva que eu, Mariana Rizério, sirvo como MEIO de inspiração e, sobretudo, de PROVOCAÇÃO para as sessões do Laboratório Pélvico e, também, como TESTEMUNHA da sua, da nossa, transformação.

O LABORATÓRIO PÉLVICO é um ao mesmo tempo um SISTEMA de autorregulação do Sistema Nervoso e um projeto de pesquisa contínua e dinâmica, de desconstrução de um corpo social endurecido, amalgamado, “tabu-ficado”, emburrecido, desinteligente de sua própria materialidade e fisiologia.

A pelve carrega em si memórias ancestrais da criação. Todos nós fomos gestados dentro dessa estrutura protetora, a BACIA. Bacia te lembra... água? Já ouviu dizer que "a água carrega memória"?!

Pois é, meu bem, nada aqui é coincidência ou acaso, é ciência. É tecnologia ancestral. “O futuro é ancestral”. E Não há nada mais ancestral que o teu ambiente interior, guardador de partículas atômicas de MEMÓRIA DA EVOLUÇÃO da vida. Estudos já comprovam que água carrega memória.

Água-Mãe.

Memórias profundas de sua mãe quando te gestava, de sua avó quando gestava sua mãe, e por aí vai toda uma linhagem ancestral. Imenso poder e energia vital, fundamental, ancestral. Bacia esta que guarda o segredo das sementes.

Água corre, se movimenta. água parada dá ruim. dá bicho, apodrece. no teu corpo também. Ao levar a consciência de movimento para a pelve, automaticamente trabalhamos o útero, os ovários, os testículos, a próstata, as pernas, os glúteos, as articulações, os intestinos.. e por aí vai.

É uma prática integral e integrativa.

Vamos vibrar, pulsar, abrir, massagear, HABITAR esta região que ainda hoje (propositalmente) é TABU. Vibrar as ancas para expurgar a opressão. a repressão. a objetificação.

O Laboratório Pélvico é um espaço seguro para re-conhecermos e habitarmos nossas corpas, a fim de lidar com os padrões opressivos que habitam essa região de nosso corpo, estimulando a consciência corporal e toda energia que ela contém: criatividade, vitalidade, liberdade, sexualidade, saúde, prazer.

(Re)Conhecer seu poder passa por conectar-se com sua fonte fundamental de energia e de prazer.

Com amor e prazer,

MAR,

Mariana Rizério